Contorno ideal para cada tipo de rosto
15maio

Contorno ideal para cada tipo de rosto

O contorno é uma técnica de maquiagem que utiliza a aplicação de luz e sombras no rosto para valorizá-lo. Mas, para que ela funcione, é preciso conhecer o formato do seu rosto e aplicar cada produto no lugar certo. Assim, o resultado será uma preparação de pele per-fei-ta!

Confira as dicas abaixo e identifique a melhor técnica pra você. Depois é só arrasar na make por aí!

 

Primeiramente, os produtos!

 

Para fazer um bom contorno, você vai precisar de alguns produtos-chave, como o corretivo que você já tem hábito de usar, um bom iluminador, um corretivo em tom mais escuro e um bom pincel para esfumar bem!

Se você não tem algum desses itens, não se preocupe pois a Mia tem todos eles. Basta encontrar o seu na loja mais próxima de você!

 

Identificando o formato do seu rosto

 

Primeiramente, saiba qual é o formato do seu rosto. Assim, você saberá em qual região aplicar qual produto. Se você não sabe qual é, a imagem abaixo pode te ajudar.

 

Contorno para cada tipo de rosto

 

Agora vamos às técnicas!

 

Marcando o contorno

 

Agora que você já sabe qual o formato do seu rosto, podemos passar às dicas.

 

Rosto Oval

 

Contorno para rosto oval

 

Simetricamente falando, esse é o tipo de rosto mais harmonioso, por isso, seu contorno é o mais tradicional e simples. Aqui, a dica é: escureça próximo às maçãs do rosto e ilumine as regiões centrais (entre o queixo e a testa) e abaixo dos olhos.

 

Rosto “coração”

 

Contorno ideal para rosto coração

 

Esse tipo de rosto é mais largo nas extremidades da testa e região das têmporas, com o queixo levemente pontudo. O que deve ser feito, nesses casos, é equilibrar a parte de cima com o restante, ou seja, o corretivo escuro deve ser aplicado justamente nessa área mais larga (teste e têmporas), e também na linha do maxilar. Depois, ilumine o centro do rosto e abaixo dos olhos.

 

Rosto retangular

 

Contorno ideal para rosto retangular

 

É caracterizado por ser mais estreito e comprido, com as extremidades da testa e maxilar mais ou menos na mesma largura. Por isso, escureça as regiões da testa próxima à raiz do cabelo, abaixo das maçãs do rosto e a ponta do queixo. Como nos outros casos, também é importante iluminar a região central.

Rosto redondo

 

Contorno ideal para rosto redondo

 

Esse tipo de rosto não possui ângulos muito definidos. O contorno tem, então, o papel de deixá-lo com o aspecto mais alongado. Escureça as laterais, e deixe a testa mais livre, iluminando apenas seu centro. Lembre-se de passar o corretivo claro também no nariz, queixo e abaixo dos olhos.

 

Rosto quadrado

 

 

Esse formato possui linhas bem marcantes e, assim como o retangular, tem maxilar e testa mais ou menos alinhados. No entanto, ele não é tão alongado. Por isso, concentre a aplicação do corretivo escuro nas extremidades da testa e do maxilar, iluminando  a zona T.

 

Rosto triangular

 

 

Como esse rosto tem a base mais larga, o segredo é justamente disfarçá-la. Para isso, basta escurecer a região do maxilar, e clarear o centro da testa, nariz e queixo. Sem muito mistério!

 

Rosto “diamante”

 

Contorno ideal para rosto diamante

 

Se trata de um rosto com maçãs bem destacadas e testa e maxilar mais estreitos em relação a elas. Seu contorno ideal pede apenas que você as escureça, para tirar um pouco da atenção que elas atraem. Depois, continue com o protocolo de iluminar o centro da testa, nariz e queixo, e a região abaixo dos olhos.

 

E aí, pronta pra usar esses truques? Mais simples do que parece, não é mesmo? Agora é só arrasar em qualquer produção de pele com um rosto muito mais harmônico!

E para acompanhar mais dicas de make e cuidados de beleza, assine nossa Newsletter. Lá tem conteúdos exclusivos para você estar sempre por dentro das últimas novidades.

 

miamake

SOBRE O AUTOR

miamake
Você não precisa de um milhão de regras para ficar bonita. Beleza é autoconfiança, atitude e personalidade. Estamos aqui para te ajudar a realçar essa beleza - mas só do jeitinho que for mais a sua cara.

Faça um comentário