Como passar batom adequadamente
27mar

9 Dicas de como passar batom corretamente

O batom é o produto de maquiagem mais popular do mundo, um produto que deve estar nos kits de maquiagens de todas as mulheres do mundo. No entanto, até hoje surgem dúvidas de como escolher o tom certo, como passar batom e como combiná-lo com o resto da sua make.

É importante lembrar que o melhor batom para você é aquele que você se sente mais confortável, seja em textura, ou em cores. Por isso, não tenha medo de arriscar e quebrar as regras!

 

Confira as nossas dicas e dê adeus para todas as dúvidas!

 

O batom foi popularizado no século XVI, pela rainha Elizabeth I, que tingia os lábios com mel e mercúrio vermelho, mas só começou a ser um produto comercializado em 1915. Hoje, há uma infinidade de tons, acabamentos e texturas para colorir os lábios.

Os batons são peças coringas na sua make, podendo ser os protagonistas da produção ou passar quase despercebidos. Para que você tenha um resultado incrível siga as 9 dicas que preparamos para a aplicação do seu batom.

 

1. Cuide bem dos seus lábios

Para evitar o efeito craquelado procure ter uma rotina de cuidados diários com os seus lábios. Primeiramente esfolie os lábios pelo menos uma vez por semana e mantenha os lábios hidratados utilizando o seu hidratante labial preferido, ou optando por batons que ofereçam algum tipo de proteção.

 

2. Encontre o SEU batom

 

Como passar batom

 

Quer encontrar o seu batom marcante? Primeiro, parta da cor natural dos seus lábios. Se você possui uma boca de tonalidade pálida, aposte em um batom vermelho, cereja ou coral. Caso ela já seja naturalmente avermelhada, invista no rosa-choque ou laranja. Já se os seus lábios forem escuros, vermelhos-tijolo e vinho são as melhores pedidas. Mas acima de tudo o que vale é que você ame a cor em você mesma, e se sinta linda usando ela.

Quanto à textura, você pode escolher entre dois tipos. Os batons matte duram mais tempo, pois deixam os lábios secos e não transferem com facilidade. Já os batons cremosos dão um aspecto mais vivo para a boca, possuem mais brilho, porém transferem para outros objetos.

 

3. Use lápis para contornar

 

O lápis de boca é excelente para garantir que o batom vai ficar perfeito em seus lábios. Para isso escolha um lápis que seja exatamente do tom da sua boca. Com ele você pode contornar seus lábios para se certificar que ao passar o batom não irá borrar. É possível usar o próprio batom com um pincel para substituir o lápis. Outra função bem legal desta técnica é que ela pode acentuar ou até aumentar o formato dos seus lábios.

 

4. Tons escuros

 

Os tons escuros estão super em alta e são lindíssimos, mas é bom observar se a cor escolhida não deixa o seu look caricato. Tons puxados para o azul e o preto podem envelhecer o seu rosto. Quer um batom escuro sem erro? Aposte nos batons com base vermelha, como os vinhos e ameixas.

 

5. Acerte no nude

 

Os tons nudes podem agregar muita sofisticação a make, e o truque para acertar na sua escolha é simples: como um degradê, escolha tons mais claros ou escuros que o seu tom de pele. Mulheres com pele clara podem apostar nos nudes com toques de rosa, enquanto as mulheres de pele mais escura ou amareladas formam bons pares com os tons de bege.

 

6. Aplique com calma

 

Como passar batom

 

Não tenha medo de borrar um pouquinho – a perfeição é impossível de alcançar (e ninguém repara se o seu batom tem um borradinho milimétrico mais do que você mesma!). Limpe os excessos com um cotonete seco ou com os dedos. Se precisar cobrir uma parte da pele que ficou manchada, aplique um corretivo e arremate com o pó.

 

7. Do meio para fora

 

A única regra universal dos batons é esta: comece a aplicação do centro do lábio inferior, estendendo até o canto da boca. Depois, repita o processo no lábio superior.

 

8. Evite os excessos

Como passar batom

 

Se você optar por batons escuros ou vibrantes, observe se o produto está criando uma camada espessa perceptível. Porque uma camada muito grossa provavelmente não vai causar um bom efeito, vai sair com mais facilidade, ou mesmo transferir para os dentes. Para que isso não aconteça, aplique o batom no lábio inferior, pressione os lábios e espalhe o produto com os dedos para o acabamento final.

 

9. O clássico truque do guardanapo

 

Se a intenção é fazer com que o batom dure por várias horas, o bom e velho truque do guardanapo pode ser o seu melhor amigo. Aplique o batom nos lábios, coloque um guardanapo ou papel toalha entre eles pressionando delicadamente, e então aplique o batom novamente. A segunda aplicação é a responsável por garantir o nível ideal de cobertura e tonalidade na sua maquiagem.

 

Aprendeu como passar batom? Esperamos que você saia arrasando por aí com seu batom preferido muito bem aplicado!

A Mia Make tem uma coleção de batons cremosos, metalizados e com um efeito matte, para agradar a todos os gostos e compor makes incríveis. Confira alguns deles:

 

BATOM QUADRADO MATTE Cor 420

 

BATOM QUADRADO MATTE Cor 416

 

LIP GLOSS COR 5

 

Se quiser continuar recebendo conteúdos como esse, se cadastre em nossa newsletter! E não perca mais nenhuma dica:

 

miamake

SOBRE O AUTOR

miamake
Você não precisa de um milhão de regras para ficar bonita. Beleza é autoconfiança, atitude e personalidade. Estamos aqui para te ajudar a realçar essa beleza - mas só do jeitinho que for mais a sua cara.