loja-de-cosmeticos
18dez

6 dicas para uma loja de cosméticos de sucesso

O mercado brasileiro corresponde a 7,1% do consumo mundial de cosméticos. Isso porque, de acordo com pesquisas, 61% dos brasileiros consideram a aparência física importante para o sucesso pessoal. Além disso, o Brasil é o 5º maior consumidor no mercado de maquiagem mundial. Ou seja: se você já tem ou pensa em abrir uma loja de cosméticos, seu investimento tem tudo pra ser um sucesso.

Mas não podemos apenas contar com o mercado, que já se encontra saturado e com a concorrência nas alturas. Você precisa fazer a sua parte para se destacar e bombar as suas vendas.

Por isso, trouxemos algumas dicas para você implementar na sua loja e se tornar um sucesso ainda maior. Confira:

  1. Defina o seu público alvo

Isso não é nenhuma novidade, mas, às vezes, nosso foco se perde em outras prioridades administrativas e a importância do público alvo fica de lado. Definir o seu público significa conhecer o seu cliente e reunir informações como renda da região, faixa etária, gostos específicos.

Esse é apenas o primeiro passo. Com todas esses dados em mãos, você será capaz de entender em quais mercadorias investir mais, como divulgar, destacar seus produtos e atender sua clientela de maneira eficaz e satisfatória para todo mundo.

 

  1. Capriche na exposição dos produtos

Nem todo mundo gosta de atendentes no pé enquanto faz compras, não é? Por isso, a organização da sua mercadoria deve seguir uma lógica de organização de fácil compreensão, que permita que seus clientes encontrem os produtos que desejam sozinhos.

Experimente agrupar os produtos por gênero, como feminino, masculino e infantil, e, dentro de cada categoria, separá-los por tipos. Maquiagem, perfumes, produtos para cabelo, para pele e higiene pessoal, cada coisa no seu lugar.

E claro: capriche muito na sua vitrine! Tente não poluir visualmente a entrada da sua loja. Procure investir em uma vitrine atraente: adesivos com frases bacanas, que divulguem promoções.

Se você está sem ideias, pesquise! Inspire-se em como as grandes lojas do seu nicho expõem seus produtos e trabalham suas marcas. Assim você aprende e adapta o conhecimento ao seu estabelecimento.

  1. Treine a sua equipe para oferecer atendimento especializado

É fundamental que a sua equipe conheça os produtos disponíveis na sua loja. Mais do que auxiliar seus clientes a encontrar o que procuram, é função de cada atendente tirar dúvidas, comparar marcar e possuir um conhecimento básico de estética ou maquiagem. Oferecer esse tipo de consultoria, mostrando os cosméticos apropriados para cada tipo de pele ou cabelo, será um grande diferencial do seu estabelecimento.

 

  1. Ofereça brindes

Se você deseja deixar uma boa impressão para suas consumidoras ou potenciais clientes, pequenos mimos e brindes podem ser uma boa opção. Se você oferece uma amostra grátis, por exemplo, além de conquistar um espacinho do coração, você acaba dando o benefício de experimentar um novo produto antes de efetivamente decidirem pela compra.

 

  1. Organize demonstrações de produtos

O mercado da beleza é sempre cheio de novidades! Você pode organizar demonstrações de produtos inovadores que estão para chegar no seu estabelecimento ou novas técnicas e tendências, convidando profissionais da área, clientes fiéis e quem mais você achar que possa se interessar. Muitos negócios podem sair desses encontros, fique de olho!

 

  1. Recompense os cliente fiéis

A melhor maneira de se fazer marketing é, com certeza, o boca a boca. O que suas clientes falam de você e da sua loja é capaz de atrair ou afastar novos clientes. Por isso, pense em maneiras de recompensar e agradecer seus clientes fiéis, visando valorizar a parceria e trazer ótimos resultados futuros.

 

Nossa dica bônus de sucesso para sua loja de cosméticos é: venha se tornar um ponto de venda da Mia Make! Suas clientes vão se apaixonar por nossos produtos e quem ganha é você! Clique no botão abaixo para conhecer nossas formas de revenda disponíveis:

loja-de-cosmeticos-1

miamake

SOBRE O AUTOR

miamake
Você não precisa de um milhão de regras para ficar bonita. Beleza é autoconfiança, atitude e personalidade. Estamos aqui para te ajudar a realçar essa beleza - mas só do jeitinho que for mais a sua cara.